Resgatar fatos históricos da construção populacional do nosso país é também entender a criação e a concepção do racismo estrutural, no qual o Brasil ainda vive. Por meio de uma linguagem artística, essa exposição fotográfica busca abordar o colorismo, ideologia totalmente baseada nos processos de colonização, com a discriminação pelo tom de pele, ou seja, os tons de pele negra também permitem a inclusão ou exclusão da sociedade.


Trazendo ao longo do tempo no consciente coletivo, com os processos de viver em um país escravagista o entendimento para a população negra de que quanto mais distante de sua origem genética estivessem, melhor tratamento iriam receber, o que de fato acontecia e ainda acontece, demonstrando que quanto mais retinta a pele e maiores características de fenótipos ancestrais, maior a possibilidade de ser repudiado de forma social, intelectual e até humana. Com entendimento eminente, podemos afirmar que as negritudes são múltiplas, o ser negro é heterogêneo e multifacetado. Hoje em dia, com a influência fortíssima do movimento negro a população brasileira vem buscando um resgate ancestral e para algumas pessoas refletir sobre como se vê e em como é visto pela sociedade, resulta em um processo de se descobrir negro. Se ver verdadeiramente e aceitar as características da construção genética da origem ancestral que o constitui, convertem um passado histórico e presente de tentativas de embranquecimento em orgulho de uma RAÇA. Esse projeto tem como intuito a reflexão em imagens toda essa trajetória de descoberta de si, bem como seu lugar, dentro dessa construção estrutural histórica do nosso país.

Por Tatieli Sperry

Mãe e fotógrafa Tatieli Sperry realizou 4 exposições fotográficas: a primeira em parceria com a Orquestra Sinfônica da UCS, intitulada ‘Concertos ao Entardecer’, onde foram captadas imagens de igrejas tombadas pelo patrimônio histórico.

 

Essas fotos estiveram expostas nas próprias igrejas tombadas, na Universidade de Caxias do Sul e no Museu Municipal da cidade, trazendo assim ao conhecimento de todos a existência desses lugares históricos, que em sua maioria estão localizados em bairros não centralizados da cidade, promovendo assim também a valorização dos mesmos. A segunda exposição, realizada no Shopping Iguatemi Caxias, intitulada ‘Contos e Cores’, foi baseada em Alice no País das Maravilhas e esteve localizada por um mês no shopping, chegando ao alcance de mais de 3 mil pessoas, de muitas cidades do RS, Brasil e inclusive de outros países. A terceira exposição, foi ‘PELE’, realizada no formato lambe-lambe, uma conhecida arte urbana, onde foram retratadas somente mulheres negras. Essas imagens foram distribuídas pela cidade especialmente em pontos de maior movimento, como paradas de ônibus, levando a arte diretamente para as pessoas, que em sua grande maioria não se deslocam até um ponto para ver uma exposição artística. A última exposição RAIZES, uma parceria realizada em novembro de 2021 sobre ancestralidade e mulheres negras.

 

Atuante na área da fotografia desde 2008, paralelo aos trabalhos com eventos públicos, como coberturas de eventos culturais que acontecem na cidade e exposições, Tatieli desenvolveu um trabalho particular e autoral, na área de retratos, atuando com ensaios individuais, unidos a temáticas relevantes como Maternidade e Idade, Feminismo e Racismo.


#pratodosverem


Imagem na vertical com dois homens pretos de cabelo cacheado, com expressão séria, um com camisa preta e outro marrom, posicionados na frente um do outro, aparecendo somente a metade do rosto de cada um.

#pratodosverem


Imagem na vertical com homem preto segurando espelho na vertical se olhando, atrás dele e também olhando no espelho outros dois homens pretos, que ficam posicionados em formato de fila e aparece somente a metade do rosto deles, a expressão de todos é séria.

#pratodosverem


Imagem na horizontal com três homens pretos, um posicionado na frente de forma central com camiseta preta e expressão séria, os outros dois logo atrás, posicionados um em cada canto, onde um coloca a mão direita e o outro a mão esquerda sobre os ombros do homem posicionado na frente, os homens posicionados atrás um usa camiseta marrom e tem expressão tranquila e o outro tem um sorriso e usa preto.

#pratodosverem


Imagem na horizontal com cinco homens pretos, com expressão feliz, todos estão sorrindo, três posicionados na frente, onde o homem posicionado no meio usa uma camiseta preta e o dos cantos camiseta marrom, eles tem o cabelo afro mais longo e um deles usa tranças até o ombro. Os dois homens posicionados atrás usam camisa preta.

#pratodosverem


Imagem na horizontal com três mulheres pretas se olhando no espelho, imagem bem aproximada, todas vestem camisas pretas e tem expressão calma.

#pratodosverem


Imagem na horizontal, captada por cima, com sete mulheres pretas sentadas no chão e apoiando-se uma na outra, usando camisetas preta, amarela e branca, com cabelos cacheados e lisos. A expressão de todas é serena

#pratodosverem


Imagem na horizontal com dois homens pretos posicionados lateralmente um frente ao outro, cada um segurando um espelho pequeno, onde com uma mão seguram os espelhos e a outra colocam no espelho do outro. Na imagem só aparece metade do corpo de cada um lateralmente, até o ombro.

#pratodosverem


Imagem na horizontal com dois homens pretos posicionados lateralmente um frente ao outro, cada um segurando um espelho pequeno, onde com uma mão seguram os espelhos e a outra colocam no espelho do outro, com expressão tranquila.

#pratodosverem


Imagem na vertical, com quatro pessoas pretas, duas mulheres e dois homens. Todos estão sentados no chão apoiando as costas um no outro. Dois estão vestindo roupas amarelas, um camisa marrom e outra camisa preta. Todos estão olhando para a câmera, com expressão tranquila.

#pratodosverem


Imagem na vertical com três homens pretos, todos posicionados de forma lateral, onde somente o que está posicionado no fundo está focado, o primeiro está totalmente focado, o segundo parcialmente focado e o terceiro totalmente. Dois estão sérios e um está com uma expressão tranquila.

#pratodosverem


Imagem na horizontal com seis mulheres pretas se olhando em um espelho, onde aparece somente o rosto até os ombros, todas estão com expressão tranquila.

#pratodosverem


Imagem na horizontal com três homens pretos, dois estão com as costas encostadas um no outro com a imagem desfocada e olhando para a câmera, o outro está posicionado de frente , na parte central e posicionada atrás dos homens olhando para a câmera, um está sério e os outros dois estão sorrindo.

#pratodosverem


Imagem na horizontal com três pessoas pretas, dois homens e uma mulher. Eles estão se abraçando e sorrindo, a mulher está no meio, todos vestem preto.

#pratodosverem


Imagem na vertical, com quatro homens pretos posicionados em fila virado para o lado e o segundo homem está olhando para a câmera, eles vestem camisa branca, preta e marrom. E a expressão de todos é tranquila.

#pratodosverem


Imagem vertical, onde duas pessoas pretas, uma mulher e um homem estão posicionados no canto inferior direito da foto, com expressão tranquila. A mulher está posicionada na frente e o homem atrás e na frente dos dois tem um círculo desfocado, onde seus rostos estão no centro.

#pratodosverem


Imagem na horizontal com quatro mulheres pretas, posicionadas em fileira na lateral, três com cabelo cacheado e uma com cabelo liso. A imagem está cortada onde só aparece da cintura para cima a expressão de todas é calma.

#pratodosverem


Imagem na horizontal com cinco homens pretos, usando roupas pretas olhando para a câmera, com expressão séria. A imagem esta cortada onde só aparece da cintura para cima.

#pratodosverem


Imagem na horizontal, imagem fotografada de cima para baixo, com quatro homens pretos deitados no chão, encostando as cabeças formando um X. Todos estão com expressão tranquila.

#pratodosverem


Imagem vertical com espelhos pequenos retangulares espalhados no chão e colocados um sobre os outros, com um homem preto em pé se olhando neles e esticando a mão para tocar nos espelhos, a expressão é reflexiva.

#pratodosverem


Imagem na vertical, com homem preto com cabelo raspado, vestindo uma regata branca, segura um espelho onde reflete a sua própria imagem. Ao seu redor surgem mãos de pessoas negras com tonalidade de pele mais clara que o tocam, sua expressão é séria.

#pratodosverem


Imagem na vertical, com homem preto vestindo uma camisa branca, segurando um espelho pequeno onde reflete outro homem preto vestindo uma camiseta preta, o ângulo esta cortado na altura do peito.

#pratodosverem


Imagem na vertical com dois homens pretos, com expressão séria, ambos de camiseta preta, posicionados na frente um do outro, aparecendo parte do rosto de cada um. 

#pratodosverem


Imagem na vertical de dois homens pretos vestindo camisetas pretas, posicionados um atrás do outro.  

#pratodosverem


Imagem na horizontal de braços pretos segurando espelho que reflete a imagem. Homem veste regata na cor branca.  

#pratodosverem


Imagem na vertical com mulher preta segurando espelho na vertical se olhando. A mulher veste camiseta na cor preta. A expressão do rosto é sorridente.

#pratodosverem


Imagem na vertical com três pessoas pretas, uma delas posicionada na frente é uma mulher preta vestindo camiseta na cor preta. Atrás em formato de V dois homens pretos vestindo roupas na cor preta.

#pratodosverem


Imagem na horizontal, onde aprecem quatro mãos com tonalidades diferentes sobrepostas, formando um quadrado. No fundo da foto, desfocado aparecem as pernas e os pés.

#pratodosverem


Imagem na vertical com duas mulheres pretas posicionadas de formal lateral. Ambas vestem camisetas na cor preta. A mulher da frente está de perfil para a foto e a mulher atrás aparece com metade do rosto.  

#pratodosverem


Imagem na vertical com um homem preto, com braço tatuado, vestindo camiseta na cor preta segurando um espelho que reflete o papel pardo.

#pratodosverem


Imagem na horizontal, imagem fotografada de cima para baixo, com três homens pretos deitados no chão, encostando as cabeças formando um X. Todos estão com expressão tranquila. 

#pratodosverem


Imagem na horizontal com homem preto em foco vestindo camiseta na cor branca, atrás dele e outros três homens pretos vestindo camisetas na cor preta e marrom. Eles ficam posicionados em formato de fila e aparece somente a metade do rosto deles, a expressão de todos é séria. 

#pratodosverem


Imagem na horizontal de mulher preta sorrindo olhando para baixo, com tranças no cabelo e vestindo camiseta preta.

#pratodosverem


Imagem na vertical com um homem preto vestindo camiseta na cor marrom, segurando espelho que reflete o papel pardo. 

#pratodosverem


Imagem na vertical com homem preto segurando espelho na vertical se olhando. O homem veste camiseta na cor preta. A expressão é reflexiva. 

#pratodosverem


Imagem na horizontal com vinte e três pessoas pretas sorrindo que fizeram parte das fotos da Exposição Raça na Randoncorp. Parte das pessoas estão de pé, outras sentadas em cadeiras e outras sentadas no chão. O fundo da imagem é um papel pardo.  

Nossos e nossas modelos

Aly Cisse​

Carlos Geovane dos Santos Terres​

Diana Martins​

Dione Menezes Da Silva

Evandro Moreira da Silva​

Flávia Freita Flores da Silva​

Gislaine dos Santos

João Vitor de Almeida Silva​

Jonathan Lucas Gonçalves​

Litiane Gaspar Lopes de Lima​

Luana dos Santos Barbosa Piano​

Luanda dos Santos Alves​

Lucas Cassol Francisco​

Lucas de Farias Camargo ​

Marcelo de Jesus dos Santos​

Mariana Da Silva Silveira​

Neylton Pereira de Sousa​

Rafael Boff ​

Rafael da Rosa Matias​

Rafael Lemos De Souza​

Renan Everton da Silva Terres​

Shara Regina da Rosa Machado​

Tharles Fiuza Abreu​

Conheça nossa Política de Privacidade

Queremos te ouvir!

Use esse espaço para trazer algum comentário, dúvida, elogio ou sentimento com relação a esse movimento.